Conquistar o respeito e a lealdade da equipe é primordial para o sucesso do líder. Apenas a verdade pode fazer com que a sua equipe confie em você e você seja um líder respeitado. A cumplicidade é vital, cria um senso de identificação, motiva, ajuda a aceitar e a compreender as diferenças. Nesse artigo eu trouxe alguns exemplos de como você pode aumentar a confiança da equipe.
Nesse artigo eu trouxe 4 atitudes que você pode tomar para aumentar a confiança da equipe.
1 - Não faça promessas que você não pode cumprir
Às vezes, na tentativa de se sair de uma situação delicada o líder promete o que não pode cumprir. Muitas vezes ele entra naquele desespero para se livrar do problema e acaba prometendo algo que está fora do seu alcance. Quando a equipe constata que a promessa não foi cumprida isso pode comprometer bastante a credibilidade do líder, fazendo com que numa próxima vez a equipe não acredite nele, mesmo que dessa vez ele possa cumprir o prometido.
2 - Informe os colaboradores sobre o que acontece na empresa
Diante de notícias boas ou ruins, é importante que o líder deixe a equipe informada (a exceção é para informações confidenciais). Eu costumo sempre dizer que: separe o que é confidencial, tudo que não for deve ser comunicado à equipe. Um líder que não se comunica bem com a equipe e que deixa a equipe à mercê da “rádio peão” ou é a última a saber dos acontecimentos, vai ter a sua credibilidade colocada em xeque. Quanto mais transparente e quanto mais bem informada tiver a equipe maior será o nível de confiança. Mantenha contato diário com a equipe e tenha reuniões frequentes, principalmente se você estiver fazendo uma gestão remota (à distância).
3 - Neutralize e negatividade
Não é raro nos depararmos com pessoas negativas, que criticam tudo e só enxergam o lado ruim das situações. Geralmente essas pessoas são facilmente provocadas. Ao lidar com alguém desse tipo, tome cuidado com os sinais que você emite. Não demonstre emoções negativas e de forma nenhuma entre no jogo dela. Incentive o diálogo, faça perguntas e deixe que ela expresse a sua opinião, ouça com atenção e tenha empatia. A dica aqui é não colocar mais "lenha na fogueira", ofereça uma perspectiva positiva da situação. Para isso, é necessário que você como líder abandone a negatividade também e treine a sua visão para os aspectos positivos.
4 - Seja coerente
Quem gosta de seguir um líder do tipo “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”? A sua verdade também está nas suas ações, é preciso ter coerência entre o discurso e a prática. Sabe aquele ditado "o conselho é bom, mas o exemplo arrasta?" Pois é, ele é muito verdadeiro! Seja o exemplo a ser seguido pela sua equipe, seja pontual, assíduo, comprometido, siga as regras da empresa, só assim a equipe vai seguir também. Toda equipe é sempre o espelho do líder.
Se você precisa se desenvolver como líder ou desenvolver os líderes da sua organização conheça os meus programas aqui.
Comentarios