Se tem algo que todo colaborador deseja é acordar todos os dias com energia e vontade de trabalhar, mas a gente sabe que nem todo dia é assim e está tudo bem. O problema é quando a energia vai embora, o desânimo toma conta e fica cada dia mais difícil se manter motivado. E esse assunto pode ficar ainda pior se as pessoas apenas esperam que o líder as motive. Como mudar esse cenário e ser o protagonista da sua motivação?
Se você prefere assistir um vídeo sobre esse assunto confira esse aqui que eu gravei para o meu Canal no Youtube.
Para elevar a sua motivação e se manter mais energizado eu vou deixar aqui 5 estratégias apoiadas pela psicologia positiva e pela neurociência.
1. Sinta que está progredindo – o “princípio do progresso” foi observado por alguns pesquisadores como o item mais importante para um dia de trabalho significativo. O poder do progresso é fundamental para a natureza humana, uma pequena vitória faz toda diferença em como as pessoas se sentem e influencia diretamente o bem estar, a motivação e a capacidade criativa.
Ninguém quer “morrer na praia”, então perceba os avanços e progressos que você tem feito no seu trabalho. Olhe para trás e veja o que já conseguiu realizar e aonde você já chegou.
2. Tenha um significado – todo trabalho tem a sua importância e significado para a sociedade. Observe a contribuição que você deixa para a empresa, para os clientes e para a sociedade. Não sei se você conhece a metáfora dos três pedreiros construindo uma catedral, ela ilustra bem a percepção de significado do trabalho.
Quando perguntaram para os pedreiros o que eles estavam fazendo o primeiro respondeu “estou apenas colocando um tijolo sobre o outro”, o segundo respondeu “estou construindo uma parede” e o terceiro respondeu “estou construindo uma catedral”. Encontre um significado relevante para o seu trabalho.
3. Cultive relacionamentos positivos – os relacionamentos positivos já mostraram ser um importante fator para aumentar o bem estar e a felicidade. Por mais que você não tenha os melhores amigos no trabalho, é importante cultivar relacionamentos positivos.
Se permita confiar e conhecer melhor os seus colegas de trabalho, nem sempre aquela pessoa com cara de chata é tão chata assim. Se você não confia nas pessoas seu "sistema de alerta" está sempre ativado, descarregando neurotransmissores que podem levar à ansiedade e estresse no longo prazo.
4. Aprenda algo novo – você já aprendeu tudo que podia sobre a sua profissão? Provavelmente não. Se a atividade que você faz hoje é monótona e repetitiva, mesmo assim, procure aprender algo novo no trabalho, desenvolva novas competências, habilidades, aprenda algo de outro setor ou o trabalho do seu chefe.
Napoleon Hill disse que se você não está aprendendo tudo sobre o trabalho do seu chefe você está perdendo a oportunidade de ser promovido. Esteja em constante aprendizado, não só porque essa é uma estratégia competitiva e fundamental para o profissional de hoje, mas porque é importante sentir que está crescendo e evoluindo sempre.
"O analfabeto do século XXI não será aquele que não consegue ler e escrever, mas aquele que não consegue aprender, desaprender e reaprender." Alvin Toffler
5. Tenha gratidão – Toda empresa tem problemas, ao invés de olhar para o benefício que você não tem, olhe para o que você tem e seja grato por isso. Exercite o músculo da gratidão para que você possa, verdadeiramente, enxergar as coisas boas da empresa e da vida.
Sempre há o que agradecer!
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