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Como receber um Feedback

Feedback é uma palavra de origem inglesa formada pela junção de "feed" que pode ser traduzida como alimentação, e back que tanto pode ser atrás ou retorno. Tanto no idioma inglês quanto no português podemos considerar feedback como retroalimentar, realimentar ou retroação.

O feedback corresponde à resposta a um estímulo e pode ser positivo ou negativo. É uma avaliação, um processo que consiste em fornecer uma análise sobre determinada tarefa, resultado, serviço, produto.

O feedback é uma ferramenta importante no desenvolvimento dos colaboradores porque ela corresponde à impressão que o líder tem sobre o desempenho dos liderados. Seja ele, positivo ou negativo, o feedback é o combustível que todos precisam para melhorar o desempenho.

Nem sempre os líderes estão preparados para dar feedbacks e por esse motivo podem não saber como agir nessa situação. O mesmo acontece também para muitos colaboradores que não estão preparados para receberr o feedback.

Para muitas pessoas o feedback positivo é inspirador, mas o feedback negativo pode ser recebido como uma crítica ou injustiça Independente de como tenha sido dado o feedback é importante tirar o melhor proveito da situação.



Nesse artigo eu quero te mostrar 6 passos para lider com o feedback negativo.


1) Não fique com raiva


De nada vai adiantar os passos seguintes se você ficar com raiva. O seu desequilíbrio emocional vai te bloquear e você não vai conseguir tirar proveito desse feedback. Blinde a sua mente para entender que esse é um ótimo momento para tirar proveito de tudo que um feedback pode te proporcionar. Abstenha-se de julgar o seu chefe, nesse momento foque no conteúdo na mensagem e nas entrelinhas. Pense nisso!

2) Ouça com atenção


Compreenda exatamente o que está sendo dito e porquê. De modo que mais tarde você possa responder de modo apropriado. Nesse momento é importante prestar atenção aos detalhes. Procure entender os verdadeiros motivos do feedback, o que passa na mente do seu chefe, observe também a comunicação não verbal. Seja respeitoso e deixe a pessoa falar tudo o tem pra falar. Não faça objeções.


3) Peça exemplos


Se a argumentação não for clara, nem tiver exemplos peça ao seu interlocutor que fale exatamente o que aconteceu. Nesse momento, tenha um desejo verdadeiro de entender os fatos para a sua melhoria. Mantenha um tom de interesse, curiosidade e não de argumentação. Queira de fato entender o que o líder está querendo dizer para não haver mal entendido e ficar alguma dúvida.


4) Compartilhe suas impressões sobre a situação


Reconheça o quanto o seu interlocutor está correto. Caso haja algum mal entendido, ou informação incorreta, corrija com educação. Não dê justificativas. Nunca o acuse de estar sendo injusto, tenha certeza de que se ele está falando isso é porque acredita que é a verdade. Se for o caso, esclareça, mas não se justifique.


5) Agradeça o Feedback


Demonstre gratidão pelo desejo dele de ajudá-lo a melhorar o seu desempenho, mesmo que você não se sinta ajudado. Lembre-se que o seu interlocutor deseja a sua melhora de desempenho. Esteja imbuído desse sentimento, entenda que qualquer feedback pode ser muito proveitoso.


6) Ponha em prática as melhorias combinadas


Mude os comportamentos que levaram ao feedback. Mesmo que o seu interlocutor não estabeleça um plano de ação, ou solicite mudança, você deve ser proativo e estar comprometido com essa melhoria. Assegure-se que ele ficará sabendo das suas mudanças ao longo do tempo.


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