top of page

Quem é o vilão que está engolindo a sua estratégia?

A cultura de uma empresa é representada pelo conjunto de atitudes, comportamentos, valores, normas que ditam o modus operandi de uma empresa. É ela que influencia o clima organizacional e como as coisas de fato acontecem na prática.





A cultura tem o poder de impulsionar ou barrar a estratégia.


A cultura come a estratégia no café da manhã. Peter Drucker

Quando Peter Druker mecionou essa frase famosa ele estava alertando para exatamente isso, por mais que as estratégias e planos sejam importantes, eles devem estar ancorados na cultura. E o mais interessante é que a cultura vai estar sempre lá, tenha você uma estratégia ou não.


A maneira como os colaboradores agem em situações críticas, como gerenciam a pressão e respondem a vários desafios, como tratam parceiros e clientes e uns aos outros, tudo isso representa a cultura.


Você deve estar se perguntando: mas o que isso tem a ver com a minha carreira, Tábata? Já vou te explicar.


Estamos começando um novo ano, a maioria das pessoas tem novas metas para 2022, você provalmente tem metas de carreira e de vida. Você também sabe que para atingir essas metas vai precisar de estratégias e é aqui que eu quero chegar.


Quais são os seus comportamentos, atitudes, valores e modus operandi que está engolindo a sua estratégia? Não é uma resposta tão difícil de encontrar, basta olhar para o ano que passou.


O que te impediu de cumprir o plano?


Qual é a mudança de comportamento que você precisa fazer para chegar aonde você quer chegar?


Identificar alguns dos pensamentos, sentimentos, suposições e crenças é o primeiro passo para a mudança de comportamento, por isso a regra de ouro é tenha autoconhecimento.


Se você é líder tenha autoconhecimento, se você quer ser líder tenha autoconhecimento, se você quer crescer na carreira mas não quer ser líder também tenha autoconhecimento, talvez até mude de ideia. Autoconhecimento é uma prática que só tem data pra começar.


Eu vou te dar um exemplo.


Um líder que deseja ter uma liderança mais eficaz e positiva deve ter como prática a delegação e o empoderamento do seu time.


Durante a minha jornada eu já atendi muitos líderes que na teoria diziam que queriam delegar mais e não sabiam como, que a equipe não estava preparada, etc, etc, etc.


Depois que eu apresentava a metodologia de delegação e mostrava que a equipe estava preparada, resumindo: depois que eu acabava com todas as desculpas, mesmo assim esse líder tinha dificuldade de delegar.


Por que depois de tudo isso o líder ainda tinha dificuldade de delegar?


  • Porque ele achava que fazia melhor e mais rápido;

  • Porque ele não confiava na equipe;

  • Porque ele tinha medo de perder o status;

  • Porque ele tinha medo de ser substituído.


E a lista é longa ...


O buraco era mais embaixo, o problema não era apenas não saber fazer, mesmo sabendo fazer as crenças ainda estavam lá, os comportamentos inadequados ainda estavam lá. Era preciso mudar.


Saber não basta!


Suas crenças, atitudes, valores, hábitos, influenciam diretamente os seus resultados, por isso a importância da mudança de comportamento.


Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes. Albert Einstein

É a mudança de comportamento que faz com que a gente evolua a cada dia, tanto como profissional quanto como pessoa.


O mundo lá fora está mudando rápido e a todo momento, se você não muda você fica pra trás.


Ou você acha que liderar hoje é igual a como era há 20 anos?

Bem, já está ficando tarde então eu vou deixar esse assunto pra outro artigo:)


Se você precisa se desenvolver como líder ou desenvolver os líderes da sua organização conheça os meus programas aqui.


bottom of page