As últimas décadas foram de grandes mudanças no ambiente social, econômico e tecnológico, não dá mais pra pensar em Carreira da mesma forma que os nossos pais pensavam. Na década de 80, a ascensão na carreira era quase uma linha reta, começar como office boy e terminar como CEO na mesma empresa foi o caminho percorrido por muitos que chegaram à cadeira número 1, hoje está cada vez mais difícil encontrar trajetórias como essa.
Há 10 anos surgiu o conceito de Carreira Sustentável, trazendo uma nova perspectiva para a Carreira, muito mais holística e alinhada ao contexto atual. O conceito tomou ainda mais força quando analisamos sob a ótica da Covid, que acendeu um farol sobre essas mudanças e colocou em xeque a sustentabilidade humana. Quem não sofreu com o excesso de conectividade e falta de limites entre trabalho e vida pessoal durante a quarentena que atire a primeira pedra.
O que é então uma Carreira sustentável?
É aquela em que os profissionais permanecem saudáveis, produtivos, felizes e empregáveis ao longo de seu curso e que se enquadra no seu contexto de vida mais amplo. (De Hauw & Greenhaus, 2015).
Eu vou dar um exemplo, embora a decisão de uma pessoa de aceitar uma promoção possa resultar em sucesso profissional no curto prazo, se essa promoção compromete a saúde física e mental no longo prazo ela não é sustentável.
A carreira sustentável tem um olhar muito mais integral, em que são considerados aspectos não só de promoção e aumento de salário, mas também de satisfação, longevidade e significado. Para isso, a Carreira sustentável está pautada em 3 pilares: saúde, felicidade e produtividade.
Saúde - A saúde está no centro da sustentabilidade, se as pessoas adoecem no trabalho tem algo muito errado acontecendo. Estresse, depressão e síndrome de burnout jamais deveriam ser consequência da atividade laboral.
Felicidade - A ciência da felicidade já deu alguns passos largos e nos ajudou na compreensão do que realmente contribui para a felicidade do colaborador. Ser feliz no trabalho é importante, há conexões neurais claras entre sentimentos, pensamentos e ações.
Produtividade - A produtividade aqui representa o bom desempenho, reforçada pelos pilares anteriores de saúde e felicidade, ela contribui com a alta empregabilidade.
Precisamos nos manter saudáveis, realizados e produtivos ao longo do tempo e isso pode mudar de acordo com o contexto de vida atual do indivíduo. A longevidade de uma carreia sustentável deve ser fomentada por todas as partes interessadas, empregados, empregadores e atores envolvidos na formulação de políticas.
O profissional deve assumir seu papel de protagonista e fazer a autogestão da sua carreira. Só ele conhece a exata medida da sua satisfação com a carreira e das suas necessidades pessoais. Nessa nova perspectiva, seu desafio é construir uma carreira cada vez mais longa, complexa, garantindo a sua saúde e empregabilidade ao longo do tempo. Ao mesmo tempo em que é significativa e conversa com as suas paixões, habilidades, talentos e valores.
Nas escolhas de carreira é preciso deixar de ser imediatista e olhar para o longo prazo, o presente é cheio de confusão e distração.
Às organizações cabe fomentar estratégias que promovam a saúde, o bem-estar e o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional dos seus colaboradores, além de mantê-los engajados e adaptáveis.
Para os formadores de políticas, algumas frentes de trabalho são projetos que fomentem a capacitação profissional, a inserção dos jovens no mercado de trabalho e a promoção do empreendedorismo.
Como podemos garantir que, ao longo da vida, as pessoas tenham uma carreira que as impacta de forma positiva? Que respeita a sua individualidade? Que revigora e promove vitalidade todos os dias? Que aumente a sua empregabilidade?
A longevidade de uma carreira num mundo em transformação passa pelo aprendizado ao longo da vida (lifelong learning), construção de resiliência, flexibilidade e adaptabilidade.
Chegou a hora de romper alguns modelos mentais para construir uma carreira sustentável, que contribua para o crescimento saudável do indivíduo, da organização e da sociedade.
E a sua carreira, é sustentável?
Se você precisa se desenvolver como líder ou desenvolver os líderes da sua organização conheça os meus programas aqui.
Comments