O colaborador está diante de uma situação que parece arriscada, algo não está “cheirando bem”. Ele olha para os lados e diante da suspeita, se cala com medo de parecer ignorante ou inconveniente, afinal de contas, aquele seu líder “sabe tudo” não está questionando nada, então deve ser bobagem sua mesmo.
O colaborador cometeu um erro e com medo de represálias, punição ou até mesmo demissão, prefere ficar calado a ter que revelar. Ele encontra uma forma de esconder o erro e deixa as coisas do jeito que estão.
O colaborador tem uma ideia incrível que poderia trazer muita economia para a empresa, mas e se ele estiver errado e a ideia não for tão incrível assim? E se o líder achar que ele é intrometido e inconveniente? Ele desiste de falar e prefere deixar a ideia passar.
Esses são alguns dos exemplos do que acontece todos os dias nas empresas que não promovem a segurança psicológica.
Mas afinal de contas, o que é segurança psicológica?
Segundo Amy Edmondson, pesquisadora do assunto, é a experiência de sentir que pode expressar ideias relevantes sem preocupação ou medo de ser punido ou rejeitado.
A segurança psicológica existe quando os colegas confiam uns nos outros e acolhem suas ideias mutuamente.
Quando crianças aprendemos a diminuir o risco de rejeição e desprezo e viramos experts nisso, tanto é que quando nos tornamos adultos agimos de forma inconsciente, procuramos evitar essa rejeição e nos esforçamos para parecermos mais inteligentes, legais e, dessa forma, sermos aceitos pelo grupo.
Muitas empresas investem em atração de talentos, mas por não promoverem um ambiente com segurança psicológica acabam “matando” esses talentos. A liderança tem um papel fundamental na criação desse ambiente.
Então, como o líder pode promover essa segurança psicológica?
Valorizando o aprendizado e admitindo que existe incerteza e interdependência, o que cria a necessidade da contribuição de todos.
Fazendo com que os membros da equipe reconheçam que todos são passíveis ao erro, inclusive ele.
Estimulando um alto grau de curiosidade e estabelecendo um ambiente propício a todo tipo de pergunta, mesmo as que pareçam banais num primeiro momento.
A segurança psicológica pode comprometer o resultado?
O projeto Aristóteles, um estudo conduzido no Google com 180 times, identificou que o item mais importante numa equipe de alto desempenho é a segurança psicológica, portanto, se você quer ter uma equipe de alto desempenho precisa criar um ambiente de segurança psicológica.
A segurança psicológica também não deve estar sozinha, quando está aliada à busca por resultado é criada uma zona de aprendizagem.
É possível entender melhor essa zona no gráfico abaixo:
Segurança sem busca por resultado cria apatia e do contrário, busca por resultado sem segurança psicológica cria ansiedade.
As pessoas precisam se sentir livres para contribuir sem que tenham medo umas das outras, precisam saber que podem se comunicar abertamente e que essa prática evita problemas, erros e aumentam as oportunidades de melhoria, geração de conhecimento e inovação.
Quais são os benefícios da segurança psicológica?
Melhora a comunicação e a colaboração - uma equipe funciona melhor quando todos estão se comunicando e colaborando de maneira adequada o que aumenta o compartilhamento de ideias e incentiva a inovação.
Abertura para aprender e aprender com o erro - a permissão para o erro faz com que o colaborador foque no aprendizado ao invés de ficar refém de emoções negativas.
Aumento do desempenho, incluindo criatividade e inovação - colaboradores que se sentem seguros em seus locais de trabalho têm melhor produtividade em comparação com colaboradores em locais de trabalho tóxicos. Afinal, eles gostam de seu trabalho em vez de temê-lo.
Aumento nas atitudes positivas dos colaboradores, incluindo melhoria no comprometimento - Um local de trabalho com altos níveis de segurança psicológica pode proporcionar aos funcionários aumento do bem estar e melhor saúde física e mental. Um ambiente de trabalho tóxico, por outro lado, pode fazer com que se sintam cansados e desgastados, o que pode reduzir gradualmente sua saúde.
Aumento dos níveis de iniciativa e resolução de problemas - pessoas cujas ideias foram rejeitadas ainda voltarão com mais ideias se seu líder responder de forma construtiva no primeiro momento. Líderes que demonstram sensibilidade e fornecem razões bem explicadas para rejeitar uma ideia criam um ambiente onde as pessoas continuarão a apresentar ideias.
Se você quer ter uma equipe de alto desempenho, com níveis elevados de engajamento, maior motivação para enfrentar problemas difíceis e com mais oportunidades de aprendizado, você precisa promover a segurança psicológica.
Se você precisa se desenvolver como líder ou desenvolver os líderes da sua organização conheça os meus programas aqui.
Artigo publicado originalmente no Lider Academy.
Comentários